Novidades

Porque Wall Street é tão importante para o mercado financeiro?

Porque Wall Street é tão importante para o mercado financeiro?

16/02/2024

Ao estudar o mercado financeiro, é comum se encontrar o termo "wall street" em leituras, análises e referências sobre o tema. Para o leigo, esse termo pode parecer estranho à primeira vista, mas após breve leitura, o termo ganha novo significado. Esse termo inicialmente, se relaciona a rua de mesmo nome, que corta o Distrito Financeiro de Nova Iorque. 

Essa rua ao longo dos anos se tornou o ponto de referência para o mercado financeiro internacional, reunindo grandes instituições, como Blackrock,Citigroup,Morgan Stanley, Goldman Sachs, JPMorgan Chase, Credit Suisse, Deutsche Bank e ainda,  a Bolsa de Valores de Nova Iorque e a sucursal do FED (Federal Reserve) de Nova Iorque. 

É na Bolsa de Valores de Nova Iorque (conhecida como NYSE, em inglês) que algumas das principais empresas negociam suas ações, bem como Fundos de Investimento de grande importância no mercado financeiro a nível mundial operam, trocando entre si e com investidores, ações e contratos de uma grande quantidade de ativos. É com base na oscilação das ações das empresas listadas na NYSE, que são construídos 3 dos principais índices acionários dos EUA e alguns dos mais importantes do Mercado Financeiro a nível mundial. São eles a NASDAQ, especializada em empresas de tecnologia, a S&P 500, que reúne as 500 empresas mais negociadas e a Dow Jones. 

A Dow Jones é o segundo índice de mercado mais antigo em atividade nos EUA, e compõe-se das cotações das 30 maiores empresas estadunidenses em atividade na NYSE. Ao contrário dos demais índices, não é calculado pela Bolsa de Valores de Nova Iorque, mas sim pelo Wall Street Journal. Isso ocorre porque o índice foi criado por Charles Dow, co-fundador do jornal. 

Ao juntar em uma mesma região, empresas importantes, numerosos e influentes Agentes de Mercado, a Wall Street conseguiu concentrar poder financeiro e soft power únicos no mundo, influenciando a economia e a cultura ao redor do mundo. Durante todo o século XX e o início do Século XX, esse endereço vivenciou como nenhum lugar, as transformações econômicas das últimas décadas. E até o presente momento, isso não parece mudar, mesmo com outros mercados ganhando proeminência. 

Por Pedro Guedes
Com informações de: Biblioteca Nacional do Congresso dos EUA, Revista Exame, Wall Street Journal
Imagem: GBX
 

Veja também:

O Barril do Petróleo tem a menor cotação em meses, por receio de sobreoferta no mercado internacional

O Barril do Petróleo tem a menor cotação em meses, por receio de sobreoferta no mercado internacional

Após a Opep+ (Organização dos Países...

Leia mais
Lançamento do Pix Automático pelo Banco Central do Brasil

Lançamento do Pix Automático pelo Banco Central do Brasil

Uma nova era de pagamentos recorrentes está...

Leia mais
Em um possível prenúncio de crise, a We Work deixa de pagar seus aluguéis no Brasil

Em um possível prenúncio de crise, a We Work deixa de pagar seus aluguéis no Brasil

Desde o final da pandemia de COVID, com a...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2025. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: