Novidades
O Euro Digital
03/05/2023
O euro é a moeda oficial da Zona do Euro, sendo utilizada por mais de 346 milhões de europeus e utilizando o euro tanto na compra presencial como em compras realizadas através da Internet. O Banco Central Europeu (BCE) e os Bancos Centrais Nacionais (BCN) dos países desta Zona têm legalmente o direito de emitir notas de euro, assegurando o bom funcionamento dos sistemas de pagamento.
Entretanto, o número crescente de procura por pagamentos eletrônicos seguros e confiáveis, impulsionou o Banco Central Europeu a considerar o lançamento de uma moeda digital do Banco Central na Europa. Conforme o próprio BCE, a emissão da moeda pelo Banco proveria ao processo maior estabilidade aos sistemas de pagamentos e aos sistemas monetários. O Euro Digital, moeda em questão, proporcionaria uma forma de pagamento eletrônico que qualquer pessoa poderia utilizar na Zona do Euro, sendo um meio seguro e de maior facilidade, tal como o dinheiro em espécie (numerário) atualmente.
O projeto do Euro Digital ainda está em um processo de estudo que teve início em outubro de 2021 e está previsto para acabar em outubro de 2023. Com a geração de conhecimento desenvolvido a partir do processo de investigação, a análise mais aprofundada pelo BCE se tornará possível, avaliando questões acerca da distribuição, produção e do impacto que a moeda terá no mercado. Atualmente, a apuração está focada em pesquisar sobre um possível modelo de compensação, como será o acesso ao ecossistema do Euro Digital e os resultados dos protótipos.
De início, o plano é que a utilização dessa moeda digital seja direcionada apenas para os residentes do bloco da União Europeia. O objetivo mais desejado a ser alcançado com o projeto é que a moeda digital do Banco Central Europeu seja acessível, sólida, segura, eficiente e caminhe em conformidade com a lei, sendo também necessário garantir o máximo de privacidade.
Visando o desenvolvimento da plataforma e de um protótipo em caso de utilização específica do Euro Digital, o Banco Central Europeu solicitou a cinco empresas auxílio. A instituição chamou empresas como a Amazon, a fintech Nexi, o banco digital espanhol CaixaBank, a plataforma de pagamentos francesa Worldline e a European Payments Initiative (EPI) para operar em conjunto com o projeto.
Sendo assim, a plataforma e outras operações características a qual o euro digital irá operar ainda estão em fase de testes. Logo, o projeto do Euro digital é uma iniciativa recente quando comparada com outros projetos de moedas digitais de Bancos Centrais, como o caso do Dólar Digital e o Real Digital, mas que ainda assim continua sendo sinônimo de inovação para o continente europeu e para essas moedas digitais.
Por Ana Carolina Callegaro
Com informações de: Banco Central Europeu
Imagem: Adobe Stock
Veja também:
Após 2023 positivo, o Ibovespa sofre com perdas ao longo de 2024.
No fechamento do ano de 2023, o índice Ibovespa...
A tendência do uso de identidade digital
A tendência do uso de identidade digital tem...
Após longo período de crise, Polishop entra com pedido de Recuperação Judicial
Dentro do varejo brasileiro, uma empresa que se...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!