Novidades
Mudanças no setor de petróleo e gás brasileiro a vista com a proposta de fusão entre 3R e PetroReconcavo

22/02/2024
O mercado de óleo e gás no Brasil pode parecer estático, com a presença quase onipresente da Petrobras, atuando em diversas fases do processo de extração e refino de hidrocarbonetos, como o petróleo. Entretanto, isso se mostra impreciso, com o mercado brasileiro sendo caracterizado por empresas de extração de menor porte, conhecidas como "Júnior Oils".
As junior oils são empresas que compram poços de petróleo e gás "maduros", ou seja, já em funcionamento há um bom tempo, onde a antiga compradora, normalmente uma multinacional, não consegue operar de forma lucrativa. A partir disso, as junior oils implementam processos mais enxutos e com maior agilidade, a fim de aproveitar ao máximo a lucratividade desses empreendimentos.
No Brasil, as principais junior oils são a Prio, a 3 R e a PetroReconcavo, que operam poços onshore e offshore nos estados do RJ, BA e RN, majoritariamente. Todas essas empresas estão listadas no Ibovespa, local onde as empresas captam a maior parte dos valroes necessários para realizar investimentos.Dentro desse nicho do mercado de óleo e gás, há a perspectiva de mudanças consideráveis, com a proposta de fusão de ativos da 3 R e a PetroReconcavo.
As conversas iniciadas em janeiro, surpreenderam o mercado, que observa com atenção as negociações entre as duas empresas, que pode criar um nome à altura da Prio, a junior oil mais bem desenvolvida e rentável até aqui. Cabe esperar para ver como a fusão será conduzida e como a empresa resultante da fusão irá se posicionar no mercado de óleo e gás, que enfrenta um preço do barril mais baixo e uma revisão das políticas de venda de ativos por parte da Petrobras.
Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acesse nosso site!
Por Pedro Guedes
Com informações de, Investing,Infomoney, Brazil Journal
Imagem: Freepik
Veja também:

Após mais de 20 anos, a cidade do Rio de Janeiro ganha nova Bolsa de Valores, que iniciará suas atividades em 2025
Após meses de negociações com a ATS (American...

Os 30 anos do plano real
Durante a década de 1980, a economia brasileira...

Após a Fitch, a S&P aumenta o rating de crédito do Brasil, para BB, com perspectiva de estabilidade.
No dia 19 de dezembro, a Agência S&P, uma das...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!