Novidades

Como os bancos vêm investindo em tecnologia?

Como os bancos vêm investindo em tecnologia?

28/06/2023

De acordo com o estudo da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), o orçamento total dos bancos brasileiros destinado à tecnologia, englobando despesas e investimentos, deverá atingir em torno de R$ 45,1 bilhões no ano de 2023. Esse resultado representa uma alta de 29%, quando comparado com 2022, quando atingiu R$ 34,9 bilhões. 

Em 2022,  um dos fatores que se mostrou mais relevante em 100% dos bancos entrevistados, foi o foco nos investimentos em segurança cibernética. Isso ocorreu por conta da implementação de recursos que atendem às necessidades de escalabilidade e de flexibilidade para a organização, como cloud e Inteligência Artificial.

Por outro lado, em 2023, a expectativa é que ocorra um aumento na participação do orçamento em CRM, em Inteligência, Analytics e Big Data, reforçando a busca da personalização no relacionamento e a consequente maior eficiência na exploração dos dados. Logo, a migração para cloud continua no foco dos investimentos e deve se expandir em pelo menos 20% em 2023.

A pesquisa revelou que a tecnologia vem se mostrando como uma grande aliada na democratização do acesso aos serviços financeiros, permitindo a ampliação da oportunidade de pessoas realizarem as operações em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, conforme o estudo, foi possível observar que a transformação cultural dos bancos, moedas e ativos digitais, a expansão de transações via chatbot e o incentivo do consumidor ao compartilhamento de dados, foram alguns dos tópicos mostrados como focos para 2023. 

Na área de tecnologia, a pesquisa mostrou que o setor de TI (Tecnologia da Informação) na indústria bancária se reflete na proporção de profissionais desta área em seu quadro de colaboradores, correspondendo, na média, a 10%. Deste total, a maioria é composta por desenvolvedores (62%). 

​​Segundo o levantamento, 69% dos bancos pretendem aumentar o quadro de profissionais de tecnologia, especialmente com desenvolvedores, especialistas em segurança da informação, cientistas e engenheiros de dados, alinhado com os focos de investir na exploração dos dados obtidos via Open Finance e na proteção de informações sigilosas dos clientes. Logo, este novo enfoque registra mais um avanço em meio a nova era digital. 

Por Ana Carolina Callegaro

Com informações de: CNN e Febraban

Imagem: GBX

 

Veja também:

Casas Bahia tem seu pedido de recuperação extrajudicial aprovado, o que ocorre agora com a Varejista?

Casas Bahia tem seu pedido de recuperação extrajudicial aprovado, o que ocorre agora com a Varejista?

Após um 2023 difícil, as Casas Bahia iniciaram...

Leia mais
Pagamentos digitais per capita dobraram desde 2019, mostra Banco Central do Brasil

Pagamentos digitais per capita dobraram desde 2019, mostra Banco Central do Brasil

De acordo com o Relatório de Economia Básica...

Leia mais
A GBX Brasil lança sua solução para banking: a GBX Bank

A GBX Brasil lança sua solução para banking: a GBX Bank

Seguindo sua trajetória de inovação tecnológica,...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2025. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: