Novidades
Chatp GPT X Bard: A disputa de mercado pelos chatbots de Inteligência Artificial

27/03/2023
Desde o final de 2022, a internet vem se maravilhado com as plataformas de Inteligência Artificial (I.A), com o lançamento do chatbot ChatGPT. Essa plataforma, contruída ao redor de um modelo de linguagem artificial desenvolvido pela OpenAI, com base na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer) e treinado em uma grande quantidade de dados da internet.
Com isso, o aplicativo é capaz de gerar texto coerente e natural em resposta a uma variedade de perguntas e comandos em linguagem natural, como uma conversa com um ser humano. O ChatGPT pode ser usado , principalmente para tarefas como responder perguntas, fornecer informações, recomendar produtos ou serviços.
A capacidade de fornecer respostas rápida, com um considerável nível de profundidade desencadeou um onda de interesse do público e das empresas por produtos semelhantes. A partir disso, a Microsoft, que é parceira-investidora do projeto da OpenAI desde 2019, renovou o contrato de parceria em janeiro de 2023 e iniciou nova rodada de investimentos, no valor estimado em 10 Bilhões de dólares.
Ainda, a Microsoft acelerou a implantação do ChatGPT em seus produtos, como o buscador Bing, como forma de superar o Google na disputa com a Alphabet (controladora do Google), nas disputa pela preferência do público na área de buscas.
Como resposta, a Alphabet iniciou os testes públicos do Bard, seu chatboot de Inteligência Artificial que passou anos em desenvolvimento. Entretanto, os resultados vem se mostrando insatisfatórios, com o chatbot apresentando respostas incorretas e gerando gafes para o Google. Essas derrapadas custaram até o momento, 100 bilhões de dólares de perda de valor de mercado para a Alphabet.
Enquanto isso a chinesa Baidu também apresentou seu chatbot de A.I, com o intuito de entrar na disputa por mercado, focando inicialmente no mercado chinês, que possui restrições governamentais contra o google. Chamado de Ernie (sigla a partir do inglês para Enhanced Representation of Knowledge Integration), sinaliza ao mercado que a Baidu, gigante regional em buscas online e mapas online, quer implementar em seu portfólio, produtos de I.A para auxiliar a execução destes serviços.
Por enquanto, o ChatGPT, em sua versão 4.0, vem liderando a disputa pela atenção e uso do público, mas os próximos meses irão dizer se o interesse do mercado e público pela temática da I.A irá se manter ou não, e se algum dos competidores irá se aproximar da popularidade do chatbot da I.A.
Por Pedro Guedes
Com informações de: BBC Brasil,CBS,CNN Brasil, InfoMoney e Microsoft.
Imagem: Shutterstock
Veja também:

Uso dos cartões digitais no Brasil e nas transações de E-commerce
O Brasil tem acompanhado de perto a evolução dos...

Governo envia novo Projeto de Lei visando incentivar o contato do público com Mercado de Capitais.
Nos próximos dias, o Governo Federal irá enviar...

Banco Central prepara finalização da regulação do mercado de criptoativos no segundo semestre de 2024.
Após meses de expectativas entre os Agentes de...
Fale conosco!
Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:
Retornaremos o mais rápido possível!