Novidades

A Internet das Coisas no Brasil

A Internet das Coisas no Brasil

22/05/2023

A Internet das Coisas (IoT) é uma das tecnologias mais disruptivas dos últimos anos, e o Brasil está se tornando um mercado importante para a IoT, com empresas em todos os setores adotando a tecnologia para melhorar a eficiência, a produtividade e a experiência do cliente.

Entre os setores que estão liderando esse crescimento estão manufatura, saúde, agricultura, transporte e logística. Na manufatura, por exemplo, as empresas estão usando sensores e dispositivos conectados para monitorar e controlar a produção, otimizando o processo e reduzindo os custos. Na saúde, a IoT está sendo usada para melhorar o atendimento ao paciente, permitindo que os médicos monitorem remotamente pacientes com condições crônicas e forneçam atendimento mais personalizado e eficiente.

Na agricultura, os produtores estão usando sensores para monitorar o clima, a umidade e outros fatores para otimizar a produção e aumentar a eficiência. No transporte e logística, a IoT está sendo usada para rastrear veículos e carga em tempo real, melhorando a eficiência e reduzindo o tempo de entrega.

No caso do Brasil, uma pesquisa divulgada em 2022 pela Logicalis revelou que a taxa de empresas com projetos de IoT em andamento saltou de 32% para 57% de 2018 a 2021 com destaque para aplicações de monitoração de ativos, manutenção preditiva, geolocalização, rastreamento de entregas, cargas e logística externa. Das 133 empresas consultadas, 42% tinham intenção de investir em projetos de IoT nos 18 meses posteriores ao da realização da pesquisa, de agosto a setembro de 2021.

Redução de custos, melhoria da eficiência operacional e suporte à tomada de decisões funcionam como principais vetores para o avanço do IoT, onde as empresas são pressionadas a ter planos de ação bem construídos para dar respostas rápidas ao mercado.

O 5G é considerado outro fator de estímulo a projetos de IoT, por eliminar barreiras de infraestrutura de conectividade e ampliar opções de redes para conexão de dispositivos. Entre as redes alternativas que suportam IoT, Renato Pasquini, diretor de pesquisa da Frost & Sullivan, cita as de tecnologias LoRa (de longo alcance e baixa frequência), a LPWAN (para baixo volume de transmissão a longa distância) e o wifi.

Por Ana Carolina Callegaro

Com informações de: Valor Econômico

Imagem: Freepik

 

Veja também:

Mesmo após aumento de capital nas Americanas, um novo acionista adquire relevância na divisão acionária

Mesmo após aumento de capital nas Americanas, um novo acionista adquire relevância na divisão acionária

Nas últimas semanas, as Lojas Americanas...

Leia mais
ESG: como o tema é visto pelo Brasil e o mundo

ESG: como o tema é visto pelo Brasil e o mundo

Conforme tem-se observado nas conferências...

Leia mais
A fim de preservar as taxas de spreads, Bancos diminuem a captação de Debêntures Incentivadas

A fim de preservar as taxas de spreads, Bancos diminuem a captação de Debêntures Incentivadas

Ao longo de 2024, investidores procuraram com...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades

Fale conosco!

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande um e-mail para:

atendimento@gbxbrasil.com

Retornaremos o mais rápido possível!

(51) 99172-2315
(51) 9172-2315

©2025. GBX - Inteligência que gera riqueza. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: